Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Quaternella glabratoides (Suess.) Pedersen EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-04-2012

Criterio: B1ab(i,iii)

Avaliador: Marcus Alberto Nadruz Coelho

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie endêmica do Brasil, com ocorrência nos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Apresenta distribuição restrita (EOO=562,08 km²) e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça. No município de Bonsucesso de Itararé, no Estado de São Paulo, a mineração é uma das causas da redução da vegetação nativa, implicando declínio de EOO, AOO e de qualidade de habitat.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Quaternella glabratoides (Suess.) Pedersen;

Família: Amaranthaceae

Sinônimos:

  • > Pfaffia glabratoides ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo em São Paulo, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul (Marchioretto et al., 2012).

Ecologia

Planta Herbácea (conforme descrito na coleta de Irwin, H.S., 11273), ocorrendo em Campos de Altitude e Florestas Estacionais Semideciduais associadas aos domínios fitogeográficos Mata Atlântica, Pampa e Cerrado (Marchioretto et al., 2012).

Ameaças

1.3.1 Mining
Severidade high
Detalhes ​No município de Bom Sucesso de Itararé, no Estado de São Paulo, a mineração é uma das causas da redução da vegetação nativa. As reservas do mineral talco (pedra-sabão), é relatada para esse município, sendo derivadas de rochas magnesianas, que geralmente oferecem um material com menos impurezas/contaminantes e melhor qualidade, que somado à seletividade do processo de lavra desta substancia pelas mineradoras, podem ser utilizados praticamente em todos os setores industriais onde se aplicam o talco (Campos, 2001).

3 Harvesting (hunting/gathering)
Incidência local
Severidade very high
Detalhes A origem do nome do município Derrubadas (RS) está relacionada à grande quantidade de árvores arrancadas pelos primeiros colonizadores, como o nomeado interventor do Estado Pedro Garcia (1931), que obteve concessão para explorar e extrair madeira de Lei da serra de Pari, com auxilio de pelo menos 500 homens, trator de esteiras e bois que chegavam a preparar de uma só vez até 6000 arvores para exportação (Município de Derrubadas, 2010) (http://www.derrubadas-rs.com.br/).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Em perigo" (EN) em avaliação de risco de extinção empreendida para a flora do Estado do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002).

Referências

- PEDERSEN, T.M. Studies in South American amaranthaceae. III. Adasonia, v. 1, p. 69-97, 1990.

- MARCHIORETTO, M.S.; SENNA, L.; SIQUEIRA, J.C. Amaranthaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000042>.

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

- MARCHIORETTO, M.S. Comunicação pessoal da especialista Maria Salete Marchioretto para o analista de dados Eduardo Fernandez, pesquisador do CNCFlora, 2012.

Como citar

CNCFlora. Quaternella glabratoides in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Quaternella glabratoides>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:37:41